Como otimizar um vídeo no YouTube

Saber como otimizar um vídeo no YouTube é uma das chaves para o sucesso de qualquer tipo de ação neste canal. Seja você uma marca divulgando seus produtos e serviços ou YouTuber monetizando seu canal, se destacar é fundamental.

Da mesma forma que o Google analisa o conteúdo da página de um site, blog ou loja virtual, nos vídeos publicados no YouTube, existe uma série de parâmetros de SEO que precisam ser otimizados para que este vídeo conquiste posições de destaque, tanto nas pesquisas feitas no Google, quanto nas pesquisas internas do próprio YouTube.

Conhecer detalhadamente as técnicas de otimização de vídeos no YouTube é fundamental, tanto para quem quer divulgar uma marca ou produto, quanto para quem deseja ganhar dinheiro no YouTube com a monetização de anúncios do AdSense.

Para ajudar nessa tarefa, listamos abaixo uma série de sugestões para quem quer saber como otimizar um vídeo no YouTube.

Faça seu dever de casa

Como em qualquer ação de SEO, a otimização de vídeos no YouTube é precedida de uma pesquisa minuciosa das palavras-chave que deverão ser trabalhadas, análise da concorrência e estruturação de todos os fatores que fazem parte deste processo.

Tenha sempre em mente que o processo de SEO em vídeos no YouTube de nada difere do processo normal de SEO em páginas de sites, blogs e lojas virtuais, o que muda é a forma e alguns outros parâmetros específicos de arquivos em vídeo.

Tags do vídeo

Outra coisa importante para quem quer saber como otimizar um vídeo no YouTube, é prestar atenção nas Tags do vídeo. Essa é uma característica especial do processo de otimização no YouTube, e a experiência mostra que faz muita diferença no resultado final.

Utilize além das palavra-chave foco do seu processo de otimização, outras palavras que façam parte da nuvem semântica da palavra principal. Essas palavras você já deve ter identificado durante a etapa de pesquisa de palavras-chave mencionada logo no início deste artigo.

Outra dica importante é fazer uma análise da concorrência e verificar quais são as Tags mais usadas para criar logo na largada, uma aderência com os vídeos mais populares dentro do contexto no qual você deseja se destacar.

Descrição do vídeo

Como no processo normal de otimização de uma página, no caso do SEO em vídeos no YouTube você também precisará aplicar as técnicas de SEO na descrição do conteúdo apresentado.

A interface de publicação oferece uma área de 500 caracteres para a descrição do vídeo, mas em termos práticos, o Google só exibirá 70 caracteres em algumas situações internas do YouTube e no snippet do vídeo nas páginas de respostas esse limite está em torno de 96 catacteres.

Lembre-se que também na Description do vídeo devemos alinhar a questão da comunicação com os usuários e as técnicas de SEO.

Transcrição de vídeos

Outro ponto importante para quem deseja saber o passo a passo de como otimizar um vídeo no YouTube é a questão da transcrição do vídeo, que exerce uma forte influência sobre o SEO de um vídeo e que muitas vezes é ignorada.

O texto dessa transcrição é de alguma forma aproveitado pelo algoritmo do Google na hora de classificar o posicionamento do vídeo nas pesquisas internas do YouTube e na atribuição de relevância nas páginas de respostas do buscador.

Você pode fazer o upload dessa transcrição na hora de subir o seu vídeo ou então deixar a cargo do próprio YouTube. O problema é que quando a transcrição é feita pelo próprio YouTube, geralmente surgem alguns erros de português, mas dá para acertar.

Legenda e Closed Caption

Outra dica de otimização de vídeos no YouTube é usar legendas e Closed Captions. Além de ser um recurso de usabilidade que permite às pessoas portadoras de deficiência auditiva, as legendas são lidas pelo Google como textos e por isso, são passíveis de otimização.

É recomendável que você insira sua palavra-chave e Tags utilizadas na marcação do vídeo, nas legendas que você pode adicionar ao seu vídeo. Isso reforçará o conceito de Aderência da Palavra Chave, tão importante no processo de SEO.

Link Building

A última dica para aqueles que desejam saber como otimizar um vídeo no YouTube é cuidar do link building da publicação em seu canal. A divulgação e propagação da publicação são partes indispensáveis do que chamamos de fatores offpage no processo de SEO.

A geração de links e interações é responsável por uma boa parcela da relevância de qualquer publicação que seja submetida ao trabalho de SEO, seja uma publicação em um blog, uma imagem ou um vídeo postado no YouTube.

Divulgue seu vídeo nas redes sociais, incentive a interação no seu canal do YouTube e se possível, use o vídeo em uma postagem em seu blog, disponibilizando o código para incorporação, casa alguém deseje reproduzi-lo ou compartilhá-lo em outro lugar.