Design de Comunicação

O design de comunicação visual ou design de identidade visual é uma das estratégias mais fundamentais para as empresas que querem se destacar no mercado. Por isso, quando estiver pensando no sucesso de seu futuro empreendimento, pense também na fundamental importância de ter seu material de comunicação criado por um designer profissional.

Um designer gráfico ou web designer é o profissional responsável por fazer toda a comunicação visual das organizações, a criação da identidade visual e do design, desde o desenvolvimento do site, a personalização da marca e logo, a desenvolvimento de folders, anúncios e catálogos.

Sabe aquela embalagem que lhe atrai no supermercado, o site dinâmico, atraente e completo, aquele folder que chama atenção? Todos esses trabalhos de design e comunicação visual ou design de identidade visual são desenvolvidos pelo designer gráfico e web designer.

E as empresas que contam com a ajuda desses profissionais especializados para cuidarem de sua identidade visual e design, garantem mais visibilidade nas peças de divulgação de seus negócios e aumentam consideravelmente a identificação de sua marca pelo público-alvo.

O design de comunicação visual é necessário para manter a unidade no diálogo com o público e facilitar a identificação da empresa em diversos meios de informação, por tanto, somente um profissional qualificado poderá, de forma eficaz, transformar conceitos abstratos e produtos físicos em linguagem visual, visando a comunicação estratégica de uma marca.

Um bom planejamento é a base do design de comunicação visual de uma empresa

O planejamento é fundamental para atingir os objetivos pretendidos para as peças gráficas impressas e onlines. Por isso o apoio de um profissional gabaritado é de extrema importância para evitar que se ocorram erros.

O designer é responsável por toda reformulação da identidade visual e design das empresas: do logotipo, passando pela papelaria, uniformes, fachadas, além da concepção do site,elaboração de e-mail marketing e newsletters e também da comunicação interna voltada aos colaboradores.

Com a concorrência mercadológica cada vez mais acirrada, hoje, empresas que não se preocupam com seu design e comunicação visual correm o risco de ficarem esquecidas por seus consumidores. Ter uma imagem institucional definida é o primeiro passo para a organização ter visibilidade no mercado. Para isso é fundamental um planejamento preliminar, capaz de avaliar as necessidades e os objetivos que a instituição pretende atingir, para colocar as ações em prática.

Se o objetivo é aumentar vendas, com o advento da Internet, umas das maneiras mais eficientes, atualmente, é o envio de e-mail marketing para clientes cadastrados. Nesse aspecto, a criação de uma arte atrativa deve gerar interesse a quem recebe a mensagem.

Se a intenção é melhorar a comunicação interna, boletins informativos impressos ou eletrônicos podem ser a saída. No caso da comunicação externa, além dos anúncios promocionais, é imprescindível que a organização elabore folders dos produtos e seu perfil institucional.

É importante que o design de comunicação visual de todos os anúncios de produtos e serviços da empresa estejam alinhados com a imagem da instituição. Design e comunicação visual são elementos tão importantes nas estratégias de marketing das empresas que muitas pessoas acreditam que esta atividade se resume a elas. Quem trabalha com marketing sabe que esse trabalho envolve muitas outras disciplinas e competências, os famosos “Ps” do marketing, que começaram com 4 e hoje já há quem fale em mais de 10.

Os 4 “Ps” do marketing

– Produto: Variedade, qualidade, características, nome, embalagem, tamanho, garantias, política de troca e serviços agregados.
– Preço: Preço base, descontos, prazo e financiamento.
– Praça: Canais, cobertura, variedades, PDV, estoque e transporte.
– Promoção: Design gráfico, comunicação visual, publicidade, relações públicas e identidade visual.

Mas, sem dúvida, de todas essas atividades citadas acima, o design e a comunicação visual são as que mais encantam os profissionais e ao público, principalmente pelo fato de serem o principal ponto de contato com seu consumidor. É por meio do design na comunicação visual que você conseguirá transmitir aos seus clientes todas as outras decisões tomadas, em todos os outros “Ps” do composto mercadológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *